Aparelhos ortodônticos autoligáveis

Os aparelhos ortodônticos autoligados (ou auto-ligados, ou autoligáveis) são aqueles onde os braquetes não precisam de ligaduras elásticas (as famosas borrachinhas de aparelho) para manter o fio, ou arco ortodôntico, preso ao aparelho. Cada peça possui uma trava que pode ser passiva ou ativa, para prender o arco em seu interior.

Isso propicia várias vantagens aos pacientes que o utilizam:

  • Diminuição do atrito. Maior rapidez na movimentação
  • Melhora no hálito (sem as borrachinhas fica mais fácil higienizar)
  • Redução do número de visitas ao consultório
  • Menor necessidade de extraçõesjustamente por conta da agilidade na movimentação dos dentes, o período de tratamento pode ser diminuído, principalmente em casos mais simples. Outra vantagem é que as manutenções podem ser feitas em intervalos maiores, entre oito e 12 semanas quando no aparelho convencional as visitas ao dentista ocorrem em intervalos de um mês.

Hoje é bem comum ver pacientes famosos como Fátima Bernardes, Sasha Meneghel, e vários artistas de Hollywood usando aparelhos autoligados estéticos. Esses são a vedete do momento pois até mesmo o arco (fio) pode ser encontrado à venda em opções não metálicas, deixando assim praticamente invisível o aparelho na boca.

Hoje, a busca incessante pela estética e principalmente por rapidez nos tratamentos fez com que as empresas investissem no desenvolvimento de tecnologias e sistemas para diminuir a duração dos mesmos.

Apesar de serem aparelhos mais caros, tanto na sua instalação como em suas ativações mensais, o aparelho autoligado pode representar  uma economia aos pacientes, Isso se deve exatamente à esse menor tempo de tratamento.

Os aparelhos autoligados são o caminho para o qual migra a ortodontia atual e moderna.

 

Aparelho lingual

O aparelho lingual permite o alinhamento dentário da mesma forma e no mesmo prazo que o aparelho convencional.Porém o custo é mais elevado devido ao acrescido grau dificuldade de técnica e laboratorial. É possível reduzir o custo ao usar o aparelho lingual nos dentes superiores e o convencional nos dentes inferiores.

Aparelho Cerâmico Convencional 

Feito de material compósito de alta tecnologia. Muito forte e resistente à maioria das manchas, excluindo aquelas causadas por café, cola, corantes, tabagismo etc. Também há a versão metálica prateada ou colorida que oferece funcionalidade, robustez e economia. Considerada pelos ortodontistas o aparelho mais eficiente.

Entre em contato e agende uma avaliação Contato